Os estudantes conhecem a Redação e os profissionais do jornal

Estudantes de Promissão visitam jornal

Estudantes de Promissão visitam jornal

Olhos curiosos e atentos a todos os detalhes. Perguntas e muita vontade de aprender como é o processo de produção do noticiário em uma empresa jornalística. Foi nesse clima a visita realizada na quarta-feira, dia 4, pelos alunos da 7ª série A, do Colégio Unipositivo, de Promissão, à Folha da Região.

Eles conheceram todos os departamentos e as atividades desenvolvidas na empresa. Larissa Foschi Sponton Manhani, 12 anos, gostou de conhecer o Departamento de Classificados, pois aprendeu como é o processo de veiculação de anúncios. "Não sabia que os anúncios são cobrados de acordo com o número de linhas", disse ela.

Outro departamento que deixou as crianças curiosas foi a Redação. "O pessoal corre atrás de muitas coisas, liga e busca a notícia. E eles têm de fazer isso tudo em pouco tempo", observou Isadora Alessandra Sancassani Pinheiro. Após conhecer todo o jornal, os alunos fizeram perguntas e tiraram dúvidas.

OBJETIVO - A visita ocorreu porque os alunos estão produzindo um jornal com as notícias da escola em que estudam. A professora de Literatura Paola de Carvalho Buvoloni explica que o tema da apostila do primeiro semestre é sobre jornal e por isso usa o veículo como material didático em sala de aula. "Trabalhamos com vários jornais, analisamos os textos e, para concretizar o trabalho, decidimos fazer um jornal para os alunos conhecerem o processo de produção", explica.

Para isso, os alunos foram divididos em grupos, nos quais cada um recebeu uma função e editoria para produzir as matérias. Na prática, eles saem em busca da notícia, conversando com os alunos da escola. Também pedem sugestões por meio de uma caixinha que fica na secretaria da escola, onde podem ser depositadas opiniões e idéias de assuntos para as notícias. "Essa atividade é bem interessante para que as pessoas que não conhecem a escola fiquem sabendo o que ocorre nela", afirma Amanda Parra Buzzetti, 13.

A publicação será mensal. A professora destaca que trabalhar com textos de jornal é uma forma de inserir as crianças no mundo real, fazendo com que elas tomem conhecimento do que acontece em seu meio. "Ajuda a formar opinião, a criticar o que acontece", analisa.

Para ela, por meio desse contato, os alunos passam a ter mais vontade de procurar e descobrir as coisas, passam a ter mais interesse pela escrita e leitura e ficam sempre bem-informados.





Edição impressa



- Assine a Folha
- Acesse a edição digital e anteriores (assinante)
- Experimente a edição digital por 15 dias

A Folha


- Sobre a Folha
- Diretrizes
- Expediente
- Contato
- Telefones
- Classificados

Blogs da Folha


- A Morte sem tabus
- A vitória pela educação
- Noivas
- Padre Charles

Série da Folha


- Sua cidade em discussão