Avenida Eurico Soares Andrade, em Nova Independência: programação do aniversário teve quermesse dançante

Comemoração de 41 anos é antecipada

Comemoração de Nova Independência é antecipada

O aniversário da cidade é só na terça-feira, mas a população de Nova Independência vai apagar as velinhas em comemoração aos 41 anos de emancipação política e administrativa da cidade amanhã mesmo. A Prefeitura e alguns voluntários preparam um bolo de 41 metros para ser cortado amanhã, a partir das 19h, na praça da matriz, depois de cantarem o tradicional parabéns. Também será servido refrigerante gratuitamente.

A Prefeitura também antecipou o feriado nas repartições públicas para amanhã. Na terça-feira, o expediente é normal, assim como nos estabelecimentos comerciais da cidade. Ontem, a cidade já iniciou a programação do aniversário com uma quermesse dançante. Hoje, foi marcada uma cavalgada, a partir das 9h, pelas ruas do município.

Nova Independência tem 2.118 habitantes, sendo que 77% deles vivem na cidade. A Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos) classifica o município sendo de nível de riqueza baixo, mas com bons indicadores nas demais dimensões. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,737, considerado médio dentro dos parâmetros internacionais. Esse índice leva em conta a renda, escolaridade e longevidade da população.

HISTÓRIA - A cidade começou a se formar no local onde, por volta de 1912, foi construída uma antiga pousada de boiadeiros. A pousada foi erguida numa estrada que ligava Araçatuba a Porto Independência, localizada na margem do rio Paraná.

O povoado só cresceu, efetivamente, a partir de 1943, quando o fazendeiro Modesto Junqueira doou terras no local para a formação de um patrimônio. No ano seguinte, os moradores iniciaram a estrada que ligaria Nova Independência a Andradina, que até hoje é o município de referência dos moradores da cidade.

O cultivo de milho, arroz, banana e fumo estimulou o crescimento do povoado. Em dezembro de 1948, Nova Independência foi elevada a distrito de Andradina e só 16 anos depois, em 1964, transformada em município.






Edição impressa



- Assine a Folha
- Acesse a edição digital e anteriores (assinante)
- Experimente a edição digital por 15 dias

A Folha


- Sobre
- Diretrizes
- Expediente
- Contato
- Telefones
- Classificados
- Grupo no Whatsapp

Blogs da Folha


- A Morte sem tabus
- A vitória pela educação
- Coluna Ciência